Qual o sentido de você querer andar na frente?! Qual a necessidade de ter alguém aos seus pés, de subjugar alguém que você escolheu para amar e para fazer feliz?
Insegurança?!
Arrogância?!
Desejo de validação?
Afirmar seu valor próprio?
Medo da Rejeição?
A necessidade de ter alguém aos seus pés geralmente está enraizada em questões emocionais e psicológicas que uma pessoa pode experimentar ao longo da vida. Esse desejo de dominar ou controlar os outros, de subestimar e até humilhar pode ser atribuído a vários fatores, que incluem insegurança pessoal, desejo de validação, busca por poder, medo da rejeição e até experiências passadas que moldaram a percepção dessa pessoa com relação aos relacionamentos.
Insegurança Pessoal: Muitas vezes, o desejo de ter alguém aos seus pés surge de uma profunda insegurança. Quando uma pessoa não se sente segura de si mesma, ela pode tentar compensar isso buscando controle sobre seu par. Ao ter seu cônjuge sob seu comando, ela pode sentir uma falsa sensação de segurança e valor pessoal, mascarando suas próprias inseguranças. Ela acredita que ter controle sobre outra pessoa valida a sua importância.
O medo da Rejeição também pode ser a razão de você querer controlar seu par, pois acredita que assim não será rejeitado ou abandonado. Acredita que desta terá o controle do amor também.
Desejo de Validação
Para algumas pessoas, ter o cônjuge ou pessoas aos seus pés oferece uma sensação de validação. Elas buscam a aprovação e a atenção dos outros para confirmar seu valor ou status. Este comportamento pode ser uma maneira de buscar constantemente reconhecimento e afeto que talvez não tenham recebido em outras fase da vida. Uma carência Afetiva e assim a necessidade de preencher um vazio emocional com a atenção voltada para si. Necessidade de provar para si e para os outros que possuem algum tipo de superioridade ou importância.
Busca por Poder e Controle
A busca por poder e controle sobre os outros é uma motivação comum para quem deseja ter alguém aos seus pés. Isso pode oferecer uma sensação de autoridade, domínio, e influência, satisfazendo uma necessidade de estar no comando, de se sentir-se superior e no controle das situações. Usar o controle para manipular circunstâncias e pessoas em benefício próprio.
Experiências Passadas e Traumas
Experiências passadas, como traumas, rejeições, ou relacionamentos abusivos, podem moldar o comportamento de uma pessoa e influenciar seu desejo de dominar os outros. Se uma pessoa cresceu em um ambiente onde amor e controle eram confundidos, ela pode acreditar que ter alguém aos seus pés é uma forma de amor. Essa pessoa pode estar repetindo padrões observados ou vividos na infância ou em relacionamentos anteriores. Ela também controla seu cônjuge pois acredita que assim ira evitar novas experiências traumáticas semelhantes às passadas.
Estratégias para Superar o Desejo de Controle
Autorreflexão e Consciência: Reconheça as raízes desse comportamento e questione por que você sente essa necessidade.
Trabalhe na construção da sua autoestima.
Considere procurar ajuda profissional.
Estabeleça limites claros em seus relacionamentos, baseados no respeito mútuo e na igualdade.
Se você precisa ter alguém ao seus pés para se se sentir amado, você está fragmentado assim como aquele que aceita esse relacionamento disfuncional.
Relacionamento saudável ambos andam lado a lado e alinhados com seus sonhos e objetivos.
@luciana.conteratto – Psicanalise e Neurociência – Para salvar e restaurar seu relacionamento.
