Ao desdobrar essa afirmação, é discutido o verdadeiro significado da palavra “reclamar”, que, etimologicamente, pode ser interpretado como “clamar para que algo aconteça novamente”, e na reclamação, clamamos para que o mal sobrevenha em nossa vida. Isso implica que, ao nos queixarmos estamos, de certa forma, chamando para que essas circunstâncias retornem para nossas vidas.
É enfatizado na bíblia que nossas palavras têm autoridade e poder no mundo espiritual e podem influenciar sobre muitos aspectos nas nossa vida, alias pode afetar nosso relacionamento conjugal, financeiro e nossas gerações. Ao expressarmos insatisfação e descontentamento, estamos questionando a bondade e a suficiência de Deus, o que contradiz a fé que professamos.
Reclamar não apenas afeta nossa vida espiritual, mas também nossos resultados e objetivos na vida. É como uma intercessão satânica, pois reclamar é pedir para aquele mal retorne a sua a vida e ainda impede a manifestação das bênçãos de Deus em nossa jornada.
Ao reclamarmos, estamos impactando nosso relacionamento com Deus e distorcendo nossa percepção sobre Ele. Em vez de reconhecermos Suas bênçãos e graças, focamos apenas no que nos falta, o que nos impede de ver a abundância ao nosso redor.
Tiago nos lembra da dualidade da língua – com ela, bendizemos ao Senhor, mas também amaldiçoamos a nós e nossos semelhantes, que foram criados à imagem de Deus. Essa contradição não está de acordo com a vontade de Deus para nós.
A neurociência já comprovou que quando estamos constantemente insatisfeitos e descontentes, nosso corpo, cérebro e memória são afetados, o que prejudica nossa produtividade e capacidade de agir de forma eficaz.
A reclamação é vista como uma manifestação de falta de confiança em Deus e revela uma mentalidade pessimista que não vê solução para os problemas.
Por outro lado, a alegria, o entusiasmo e a gratidão são destacados como expressões que revelam a presença de Deus em nossas vidas. A falta de gratidão e a tendência à reclamação não apenas afetam nosso relacionamento com Deus, mas também têm um impacto negativo em nossa saúde emocional e até mesmo em nosso funcionamento cerebral.
A citação bíblica de 1 Coríntios 6:9-10 é utilizada para reforçar a ideia de que comportamentos como a murmuração podem impedir a herança do Reino de Deus.
Pesquisa (universidade de stanford) diz que reclamar faz mal para o cérebro fisicamente, mostra que reclamar, encolhe, atrofia/diminui o cérebro, principalmente na área do hipocampo, aonde ficam as memorias, conceitos e aprendizagens novas.
“Esse encolhimento vai prejudicando as novas aprendizagens, as novas memórias, e vai gradativamente construindo uma visão de mundo negativo. Cria uma programação mental negativa, então quem reclama fica viciado em ver o negativo, porque gera uma sensação de alívio, sensação de fuga daquela realidade e o cérebro fica treinado a ver as coisas e o mundo de forma negativa”. Terrível é viver ao lado de quem reclama. Uma pessoa que reclama é uma pessoa que está sempre insatisfeita e nada que o cônjuge faça está bom. Ninguém consegue tirar uma pessoa da insatisfação a menos que ela queira deixar este comportamento e ser grata. Somente a gratidão elimina a insatisfação. Uma pessoa que reclama, além de ser insatisfeita ela critica muito quem convive com ela. Ela afeta negativamente todo o ambiente.
Todo o cortisol extra liberado pela reclamação frequente prejudica o sistema imunológico e o torna mais suscetível a colesterol alto, diabetes, doenças cardíacas e obesidade. Isso torna o cérebro ainda mais vulnerável a derrames. Por isso, quem reclama em demasia fica com o corpo fatigado mais rapidamente.
O cansaço se torna constante e interfere na produtividade do seu dia a dia.
Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor e não para as pessoas, sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança. É a Cristo, o Senhor, que vocês estão servindo.
“E não murmureis, como também alguns deles murmuraram e pereceram pelo destruidor.” (1Coríntios 10:10). A murmuração te coloca no deserto, impede suas bênçãos e te fazem perecer pelo destruidor.
Em suma, a afirmação “reclamar é uma intercessão satânica” destaca a importância de cultivar uma mentalidade de gratidão e confiança em Deus, e adverte sobre os perigos espirituais e emocionais da murmuração e da insatisfação crônica.
Troque a reclamação pelas bênçãos, clique no neste link para saber como abençoar seu relacionamento
Luciana Conteratto, gestora das emoções, com especialização em neurociência e perícia em relacionamentos. 47 99642 5650
#terapeutacristadecasais
#psicologacristadecasais
#psicanalistacristadecasais
#terapeutaonlinedecasais
