O ciclo hormonal da mulher é dividido em quatro fases: menstrual, folicular, ovulatória e lútea — e cada uma delas influencia diretamente o estado emocional, físico e mental da mulher.
O ciclo hormonal da mulher é dividido em quatro fases: menstrual, folicular, ovulatória e lútea — e cada uma delas influencia diretamente o estado emocional, físico e mental da mulher.
Fase menstrual (dias de sangramento): é um período de maior introspecção e sensibilidade. As emoções ficam mais intensas e a mulher pode se sentir mais vulnerável, reflexiva ou até mesmo esgotada. É um momento de recolhimento.
Fase folicular (pós-menstruação): os níveis hormonais começam a subir e há mais disposição, energia e clareza mental. Emoções como entusiasmo e otimismo se tornam mais presentes. A mulher se sente mais criativa e motivada.
Fase ovulatória (liberação do óvulo): é a fase de maior sociabilidade, libido e segurança. O pico de estrogênio e ocitocina favorece a comunicação, empatia e conexão com os outros. É um bom momento para diálogos, decisões e relacionamento íntimo.
Fase lútea (pré-menstrual): aqui o corpo se prepara para uma possível gravidez, e os hormônios como a progesterona sobem. Emoções como irritabilidade, ansiedade e melancolia podem aparecer com mais facilidade. É uma fase de maior sensibilidade a críticas e sobrecargas.
Compreender essas fases ajuda a mulher a ter mais autocompaixão e equilíbrio emocional, além de melhorar os relacionamentos, pois ela passa a reconhecer que não é “instável” ou “difícil”, mas sim cíclica — e isso é natural.
Para os casais, essa consciência é libertadora. Permite ao parceiro compreender melhor o que a mulher está sentindo e adaptar a forma de comunicar, acolher e apoiar. Isso fortalece o vínculo e evita muitos conflitos desnecessários.
=========
Sou Luciana Conteratto, Neuropsicanalista especializada em emoções e restauração de relacionamentos.
Ajudo pessoas e casais a romperem ciclos de dor afetiva, curarem feridas emocionais e reconstruírem seus vínculos com maturidade, empatia e verdade.
Acredito que muitos relacionamentos não acabam por falta de amor, mas por excesso de mágoas não resolvidas, silêncios acumulados e feridas que nunca foram tratadas… 100% de restauração de relacionamentos. Meu instagram: https://www.instagram.com/luciana.conteratto/?hl=pt-br
#ciclohormonal #fasesdamulher #ciclosfeminos #restauraçãoderelacionamentos
#psicodecasais #terapeutacristadecasais #psicanalistadecasais #psicanalistacristadecasais #mentoracristãdecasais
